UFV E DIELÉTRICA

Entrei na Universidade Federal de Viçosa para cursar Engenharia Elétrica. Sempre fui muito curioso e gosto de saber sobre um pouco de tudo, então desde o início do curso procurei participar de atividades extracurriculares. Em 2010, consegui ter algumas dessas experiências, que foram a equipe de futebol de robôs BDP, e a empresa júnior diElétrica.

Na diElétrica, sem saber muito bem o que eu queria, entrei como gerente de relações públicas pela facilidade de me relacionar com as pessoas. Nesse cargo, eu era responsável pelo relacionamento da empresa com o departamento de engenharia elétrica (alunos e professores). Depois disso, comecei a trabalhar como gerente de marketing, e foi aí que entendi que o marketing é muito mais que uma simples divulgação.

Depois de dois anos na empresa, cheguei à presidência. Liderei uma equipe de 20 pessoas, além de ter fechado 2 parcerias estratégicas para a empresa.

DELIVERY VIÇOSA

Ainda em Viçosa, em 2013, criei o Delivery Viçosa. Ele era um site que agregava todos os serviços de tele entrega da cidade, tipo um catálogo. A ideia veio do meu irmão, Gabriel Costa, depois de visitar a cidade ver a dependência que as pessoas tinham de imãs de geladeira, já que não tinha muita informação dos lugares na internet.

Esse site me fez crescer bastante. Com ele eu pude aprender muito sobre marketing e business. Como eu cuidava de tudo, desde o operacional ao estratégico, aprendi muito desde planejamento à execução das atividades em curto, médio e longo prazo.

Além disso tudo, comecei a aprender uma coisa que nunca me imaginei fazendo, que é vender. Como era uma cidade de interior, muitos dos clientes que eu tinha que negociar não tinham uma boa presença online, eram negócios locais pequenos. Então eu tinha que realmente fazer prospecção ativa de clientes.

Mas o resultado foi excelente. Já no primeiro mês, o site faturou suficiente para manter sua operação por um ano inteiro. Depois de um ano com o site rodando, encerrei as atividades quando tive que sair de Viçosa.

UFOP

Depois de morar alguns anos em Viçosa na Engenharia Elétrica, passei por um momento de falta de identificação com o curso. Não me via trabalhando com tudo aquilo que estava estudando. Fiz então uma das escolhas mais difíceis até hoje: mudar de curso.

Decidi então cursar Engenharia de Produção, pelo caráter mais gerencial do curso. Fiz então o ENEM, e fui aprovado na UFOP – Universidade Federal de Ouro Preto. Entrei na UFOP no segundo semestre de 2014, e me formo daqui a 2 períodos.

Desde que me mudei para a UFOP, realmente investi muito nos estudos de marketing digital, lendo muito conteúdo e frequentando eventos. Como estudante, realmente tive que me esforçar muito para juntar dinheiro e conseguir ir em eventos relevantes, como o RD on the Road em BH e o RD Summit, da Resultados Digitais.

USEMOBILE

Depois de algum tempo em Ouro Preto, o Conrado Carneiro, amigo que morava comigo, montou uma empresa de desenvolvimento de aplicativos, a Usemobile. Depois de aproximadamente um ano, o Conrado queria dar um salto maior na empresa, e começar a investir no marketing, já que todos os projetos executados até então chegavam via indicações.

Sabendo que eu já estava estudando bastante a respeito e frequentando muitos eventos, o Conrando me convidou para criar o setor de marketing da empresa, e assim conseguir parar de depender de indicação, uma fonte totalmente imprevisível de projetos e receita.

Além de projetos para terceiros, a Usemobile também desenvolve produtos internos. Como responsável pelo setor de marketing da empresa, eu também era responsável pelo marketing dos seus produtos, como o PontoFollow, um sistema de automação de interações no Instagram. Com o aumento da produra, acabou que no PontoFollow eu fiquei responável não só pelo marketing, mas também vendas e suporte aos clientes.

Fiquei por um 1 ano e 4 meses na Usemobile, uma experiência fantástica que só tenho a agradecer. Pude acompanhar um crescimento incrível. A empresa teve um aumento de 230% no número de projetos executados, sendo um deles para o Kumon, que nos encontrou organicamente pelo Google.

PROJETO ATUAL

12minutos

O 12minutos é uma plataforma de aprendizado acelerado, um aplicativo de resumo de livros de não ficção.

Por meio dos nossos microbooks, que são sínteses analíticas, trazemos as principais ideias dos best sellers de negócios, empreendedorismo, desenvolvimento pessoal, entre outros.

CONHEÇA